• Banco do Brasil, sem contrato com agência, adia mais uma semana sua concorrência

    Banco do Brasil

    Encerra-se nesta segunda-feira, 18/03, o contrato emergencial de 180 dias assinado pelo Banco do Brasil com suas agências WMcCann e Lew’Lara\TBWA. (Veja atualização importante no rodapé)

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conforme matéria publicada pela Janela em outubro passado (veja link abaixo), o Comitê de Administração da Diretoria de Marketing e Comunicação da instituição autorizou, em 05/09/2023, a extensão emergencial com as agências já contratadas, caracterizando a exceção como “urgência de atendimento”.

    O prazo era o esperado pela instituição para que pudesse ser finalizada a concorrência que iria escolher as novas agências do BB.

    Resultado: o tempo passou, brigas políticas (é o que se conta em Brasília) entre a administração do BB e  a Secom foram se estendendo e o banco só recebeu propostas eletronicamente, mas sem ter podido abrir o conteúdo para julgar.

    Enfim, se não for feita mais uma renovação emergencial, o Banco do Brasil, passará a ficar, simplesmente, sem agência contratada.

    Sem agência, o BB pode anunciar?

    Ora, o Banco do Brasil não pode autorizar mídia diretamente.

    A questão que se impõe, assim, é como uma instituição que disputa mercado, como o Banco do Brasil, ficará sem poder fazer publicidade?

    A dúvida ficará até que a Licitação Eletrônica 2023/04275 (8558) tenha sido finalizada. Ou seja, após todas as propostas terem sido entregues e julgadas, que os recursos tenham sido apresentados e respondidos pelas contrarrazões, em seguida analisados pelos responsáveis pelo processo e todos os demais procedimentos até a assinatura de novos contrato estarem em vigo.

    Para piorar, a sessão formal de abertura das propostas, que deveria acontecer no próximo dia 25 de março, foi adiada.

    Em publicação no Diário Oficial desta segunda-feira, 18/03, o BB informa que, “em virtude do cumprimento do prazo para sorteio da subcomissão técnica”, a data de realização do certame foi adiada para o dia 02 de abril.

    É curioso que, no último parágrafo da tal matéria noticiando a renovação emergencial, este colunista perguntava “O leitor acha que 180 dias serão suficientes?”

    A resposta foi dada: não foram.

    ATUALIZAÇÃO ÀS 19:25H

    Sem ter havido qualquer divulgação em publicação oficial, o Banco do Brasil acabou renovando mais uma vez (e novamente com a justificativa de emergência), o contrato com suas agências WMcCann e Lew’Lara.

    A informação, que vinha sendo mantida em sigilo pelas agências, como sendo por conta de  obrigação de confidencialidade — apesar de a Janela alegar não compreender confidencialidade em contratos de órgãos públicos — foi revelada apenas após a publicação do texto acima, pelo gerente executivo de relacionamento com a imprensa, comunicação interna e reputação da marca do Banco do Brasil,  Sérgio Freire.

    A assinatura aconteceu na sexta-feira, 15/03. E nos termos dos documentos, a duração poderá ser reduzida caso defina-se, antes dos seis meses, a licitação das novas agências.

    A Janela, induzida a erro, aproveita para reiterar sua posição: se o Banco do Brasil está obrigando suas agências a manter sigilo sobre seus relacionamentos comerciais com a instituição, está cometendo um equívoco gravíssimo, ainda mais nos tempos em que estamos vivendo, sob um governo que se elegeu inclusive alegando combater obscuridades dos relacionamentos políticos da administração anterior.

    Publicidade

    LEIA TAMBÉM NA JANELA

    Banco do Brasil renova com Lew’Lara e WMcCann por seis meses com dispensa de licitação (em 12/10/2023)

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×